SIGAM ESTE BLOG PELO SEU TWITTER, GMAIL OU YAHOO!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MANUSCRITOS DO MAR MORTO DIGITALIZADO

Google lança site com os documentos que são considerados os mais antigos escritos bíblicos já conhecidos





Uma parceria com o Museu de Israel permitiu que o Google criasse um site que reúne cinco dos oitos Manuscritos do Mar Morto digitalizados e acessíveis a qualquer pessoa do mundo através da internet. O site, batizado de Dead Sea Scrolls Online, algo como Manuscritos do Mar Morto Online em português, traz, além das imagens em alta resolução, vídeos explicativos e informações sobre os textos.

Fotografados página por página com uma câmera de alta resolução, os manuscritos foram digitalizados e reconstruídos até que as imagens ganhassem o aspecto original. o custo total do projeto foi de US$ 3,5 milhões financiados pela Autoridade de Antiguidades de Israel e pela divisão de pesquisa e desenvolvimento do Google local.

Escritos entre o terceiro e o primeiro séculos antes de Cristo (a.C.), os Manuscritos do Mar Morto são os mais antigos documentos bíblicos já conhecidos. Em 68 a.C. eles teriam sido escondidos em 11 cavernas do deserto da Judéia, às margens do Mar Morto para serem protegidos do exército romano.

Em 1947, um grupo de pastores encontrou, por acaso, os documentos enquanto procurava animais dentro de uma caverna. Desde 1965, os pergaminhos, escritos em escritos em hebraico e aramaico, estão expostos no Santuário do Livro do Museu de Israel, em Jerusalém.



Fonte: Revista Época com informações EFE/ CPAD News


O Projeto


O Museu de Israel recebe os Manuscritos do Mar Morto Projeto Digital, permitindo aos utilizadores analisar e explorar esses manuscritos mais antigos da época do Segundo Templo em um nível de detalhe nunca antes possíveis. Desenvolvido em parceria com o Google, o novo site oferece aos usuários acesso a pesquisável, carregamento rápido, imagens de alta resolução dos manuscritos, bem como a curto vídeos explicativos e informações básicas sobre os textos e sua história. Pergaminhos do Mar Morto, que incluem as mais antigas conhecidas manuscritos bíblicos existentes, oferecem uma visão crítica sobre a sociedade judaica na Terra de Israel durante o Período do Segundo Templo, o tempo do nascimento do cristianismo e do judaísmo rabínico. Cinco rolos completa do Museu de Israel foram digitalizados pelo projeto nesta fase e estão agora acessíveis em linha.
Os cinco Manuscritos do Mar Morto, que foram digitalizados até agora incluem o Rolo de Isaías Grande, o Scroll Regra da Comunidade, o Comentário sobre Scroll Habacuque, o Rolo do Templo, e no Pergaminho da Guerra, com consultas de pesquisa no Google.com enviando usuários diretamente para o on-line pergaminhos. Todos os cinco rolos podem ser ampliados para que os usuários podem analisar textos em detalhes precisos. Detalhes invisíveis a olho nu são feitos visíveis através de ultra-alta resolução digital de fotografia pelo fotógrafo Ardon Bar-Hama-a 1.200 mega pixels cada uma, essas imagens são quase 200 vezes maior na resolução do que os produzidos por uma câmera padrão. Cada imagem utilizada tubos UV-protegida flash com uma exposição de 1/4000th de um segundo para minimizar os danos aos manuscritos frágeis. Além disso, o Rolo de Isaías Grande podem ser revistados por coluna, capítulo e versículo, e é acompanhado por uma ferramenta de tradução Inglês e por uma opção para os usuários enviem traduções de versos em seus próprios idiomas.


Visite o site: http://dss.collections.imj.org.il/project



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ANUCIANDO A SALVAÇÃO Headline Animator

TOP 5 - POSTAGENS MAIS VISTAS DA SEMANA