SIGAM ESTE BLOG PELO SEU TWITTER, GMAIL OU YAHOO!

EDUCAÇÃO INFANTIL

Como começar um Departamento infantil?

por Luciana Berner
O óbvio a gente nem precisa dizer, né?
Ore, converse com Deus, ele tem todas as ferramentas que você precisa em mãos. Ele tem o poder de tocar os corações e abrir as portas para um novo trabalho.
No mais você vai precisar do seguinte (não necessariamente nesta ordem):
•Experiência das Igrejas:
A maioria das denominações já tem algum tipo de trabalho com crianças – escola dominical ou culto infantil. Entre em contato com comunidades da mesma denominação que a sua, ou similar, e veja como eles trabalham, que material usam, etc..
Visite igrejas na sua cidade e peça para assistir ou participar como ouvinte de uma classe de crianças. Também pode ser interessante visitar uma escola pública ou particular, para ver como os professores se relacionam com as crianças.
•Pessoas e apoio
Converse com o pastor da sua comunidade.
Convide pessoas para te ajudar. Gente interessada e com vontade:
•Professores, pedagogos e recreadores têm uma boa visão de como e o que as crianças hoje tem na escola e do que precisariam em termos de educação.
•Pais, mães, avós, etc.. afinal são eles que vão trazer as crianças e são eles que podem te dizer as dificuldades que sentem em casa, no dia a dia.
•Catequistas, professores de educação religiosa e o pastor vão te ajudar com questões de fé e teologia.
•Pessoas com dons para música, trabalhos manuais, contação de histórias…
Defina quem vai trabalhar diretamente com as crianças e quem quer contribuir de forma indireta, em reuniões e preparo de atividades.
Recomendo que haja sempre no mínimo dois adultos com qualquer grupo de crianças.
•Currículo
Defina o programa que você vai seguir com as crianças. Muitas editoras cristãs tem currículos prontos (consulte por exemplo as editodas Sinodal, Concórdia, Juerp, CPAD, MEUC, Betânia, Luz e Vida, etc..).
Você também pode criar e definir suas próprias “lições” e currículo – seguindo a ordem dos livros da Bíblia, por exemplo.
Se você nao tem recursos ($) para comprar os livros para os professores, faça campanhas, peça emprestado em outras comunidades, pergunte se há desconto para livros com defeito, organize um sebo.
•Espaço e Material
Uma sala exclusiva para as crianças é o ideal. Numa sala você pode enfeitar as paredes, pendurar os trabalhos e desenhos das crianças, arranjar móveis cadeiras e mesas na altura adequada para as crianças ou um carpete barato e almofadas como uma alternativa simples e descontraída.
Locais abertos, como jardim ou salão de festas podem ser usados ocasionalmente, mas você deve considerar que as crianças tendem a dispersar e não prestar atenção.
Você também vai precisar de material para as crianças usarem – lápis de escrever e de cor, papel, cola, tesoura são essenciais. Faça uma campanha de doação com a comunidade para materiais novos ou usados.
Sucata é fácil de pedir a comunidade que junte e é ótimo material de trabalho. Você pode fazer quase tudo com sucata: desde estantes para guardar material com caixas de papelão ou madeira; fantoches, bonecos, cenários para contar histórias; atividades para reforçar o conteúdo da história, deixando o material à disposição das crianças.
•Horário
Em que momento será feito o trabalho com as crianças? Durante o culto dos adultos? Durante a ED dos adultos? Num dia de semana? Sabado à tarde? Em todos os dias que tiver atividade na igreja?
Quanto tempo esta atividade irá durar? As crianças tem um tempo de concentração pequeno, que varia de acordo com a idade. É preciso variar as atividades e preencher todo o tempo em que você irá ficar com eles: músicas, brincadeiras, contar uma história, desenhar, recortar, etc..
•Crianças, ajudantes e classes
Você precisa saber quantas crianças tem na sua comunidade: faça um levantamento de nomes, enderecos e telefones das famílias com crianças da comunidade.
Uma vez que você saiba quantas crianças que a comunidade tem, você também vai precisar definir se todas as crianças vão ficar juntas, ou se vão ser separadas por faixa de idade / grupo escolar, etc…
Defina o que funciona melhor. Tudo depende do número de crianças e de ajudantes disponíveis. Converse com professores experientes para determinar o número de crianças que cada adulto consegue atender em sala de aula.
Tambem é bom ter sempre um ajudante – uma pessoa que possa levar os pequenos ao banheiro, distribuir material, controlar a bagunça, etc.. – para que o professor tenha as “mãos” livres para contar a história e direcionar o trabalho. É importante que as crianças – principalmente as pequenas – nunca fiquem sozinhas na sala, por questões de segurança.
Primeiro dia com as crianças
Marque o dia para começar e convide as crianças – pode ser por carta, telefonema, visita à casa da família ou num papo rápido após o culto.
No primeiro dia, eu diria para você preparar uma atividade especial, envolvendo os pais também e todas as pessoas que se dispuseram a ajudar. Assim tanto as crianças como seus responsaveis podem conhecer o grupo que irá trabalhar com elas, o local onde elas ficarão, o tipo de trabalho que será feito, etc..
Você também pode pedir que o pastor apresente o grupo num domingo, no culto, chamando todos os voluntários do Departamento Infantil à frente, e explicando a congregação que tipo de trabalho se pretende realizar, quando, como, onde.
•Reciclagem
Depois do trabalho iniciado é bom que os voluntários se reúnam de tempos em tempos, para conversar, trocar idéias, preparar festas, ouvir sugestões.
Prepare também reuniões de treinamento ou com temas específicos: estudos bíblicos com um pastor ou palestrante, oficina de fantoches ou de teatro com algum grupo que trabalhe com bonecos, cursos e seminários da igreja destinados ao trabalho com crianças, etc.. Tudo para dar aos voluntários ferramentas diferentes e motivação.
No mais, leia, se informe, fique atento à matérias sobre comportamento infantil, cursos gratuitos e palestras de artesanato, educação, religião, etc.. Não só da igreja, cursos leigos também são ótimas formas de aprender; depois é só adaptar as ferramentas ao ensino cristão, afinal nós e nossas crianças vivemos e convivemos com o mundo!

http://www.ensinodominical.com.br/como-comecar-um-departamento-infantil/



HISTORINHAS PARA EVANGELIZAR CRIANÇAS

                                     

                                     


















O DONO DO MEU CORAÇÃO

História adaptada e ilustrada: Pra Gabriela Pache de Fiúza

Figura 1

Era a noite do 31 de dezembro, e na casa de Gladis reinava a alegria, todos esperavam emocionados a chegada do ano novo.
As crianças cantavam felizes, o pai e a mãe organizavam a janta -que prometia ser deliciosa e abundante. Todos estavam felizes.

Figura 2

Todos menos Gladis, que nesse dia havia brigado com os seus irmãos. Bateu boca com suas coleginhas, respondeu mal a sua mãe e desobedeceu ao seu pai quando pediu pra arrumar a mesa. Quando sua avó pediu pra comprar um refrigerante ficou com o troco.
Gladis estava mal-humorada. Achava uma cafonice isso de fazer janta com a família, avos, tios, primos, etc. Na final, com certeza fariam à pergunta que sempre faziam pra ela.
-Gladis, quem e o dono do seu coração? -Todos eles falavam sempre do amor de Jesus, mas Gladis não fazia caso de nada. Preferiu então ir no quarto e dormir.

Figura 3

Muito lentamente os seus olhos se fechavam e de repente um senhor bem idoso de longa barba branca se aproximou da sua cama e lhe disse:
-Venha comigo filinha, antes de ir embora quero que me acompanhe num passeio.
Assombrada Gladis olhou bem pro velhinho que parecia cansado, e então decidiu acompanhá-lo. Estava muito entediada naquela noite e caminhar parecia um ótimo programa.
Eles andaram e andaram ate que chegaram à frente de uma casa muito estranha.

Figura 4

O idoso se deteve na frente e então abriu a porta, os dois entraram. A casa estava em trevas. Havia mau cheiro e tudo estava muito bagunçado. Gladis se esforçava muito para enxergar alguma coisa. Quando de repente…

Figura 5

Ohhhhhhhhhhhhhhhhh que seres espantosos havia naquela casa. Gladis mal podia crer o que via. No centro da sala havia um ser horrível sentado num trono, e ao redor dele vários outros seres nojentos, mau vestidos e apavorantes.
Lentamente se aproximou um deles e ela perguntou:

Figura 6

- Quem é você e o que está fazendo neste lugar?
Eu sou a senhora mentira! A dona desta casa me usa muito, em todo momento sou requisitada. Ela me chama para ajudá-la a responder aos seus pais, também quando está com as suas colegas e com os seus irmãos!. Ah, estava me esquecendo, na escola eu sou muito usada também. Sabe? Eu sou muito criativa e sempre estou preparada para salvar a pele da minha dona. Hahahahaha.
A mentira deu uma gargalhada tão feia, que Gladis ficou toda arrepeiadinha.

Figura 7

Após esta horrível senhora veio outra, tal vez mais feia que a anterior! Tinha um aspecto tão agressivo!
-Eu sou a senhora briga! E a dona de esta casa sempre me chama para que resolva uns assuntinhos pra ela. Comigo não perde nenhuma disputa! Eu sei morder, chutar, cuspir, puxar cabelo, falar palavrões, dar uns tremendos socos, jogar pedras, eu sei fazer exatamente tudo o que minha dona assiste na tv. Eu sou muito suja! Hahahahaha. Na escola e nas brincadeiras sempre solicitam minha presença. Você quer brigar, cabecinha de fósforo!?
Gladis se assustou e retrocedeu uns passos e esbarrou nalguma coisa.

Figura 8

- Eii, cuidado onde você pisa! Não ta vendo que estou de sapatos novos?
- Perdão! -Disse Gladis aponto de chorar.
- Sem problemas, eu sou a dona vaidade! A dona desta casa anda comigo todos os dias. Eu sempre quero mais e mais. Não tô nem ai com ninguém, eu quero ser a primeira em tudo, eu quero comprar tudo o que vejo, e se não comprarem faço uma baita de birra. Você precisa de ver!! Hahahah. Eu fico com os trocos, roubo dinheiro dos meus pais e avós para comprar o que quiser! Gosto de esnobar os outros quando minha dona compra algo novo. Eu não deixo que minha dona pense noutras pessoas. Eu gosto de ser o centro, e…. olha só meu cabelo ta uma bagunça vou dar uma ajeitada nele. Até mais!

Figura 9

Gladis mal podia crer no que via. Que casa mais apavorante era essa! De repente ouve umas gargalhadas, vira com receio e enxerga um outro ser deitado num sofá.
-Oi! Eu sou a senhora preguiça! A dona da casa também me usa sempre, eu sou a sua fiel serva! Quando a mãe dela a chama para ajudar, limpar, arrumar quarto, fazer tarefa de casa… nossa só de pensar fiquei enjoada! Em fim, eu sempre apareço e sentamos na frente da tv, ou do vídeo game, e não fazemos nada!! Eu tenho preguiça até de tomar banho, de ir na escola, de fazer mandados, de limpar… Ehhh Me dá licença? To perdendo a minha novela favorita, sai da frente da tv fazendo favor! Eu não perco nenhum capítulo!

Figura 10

Hahahahaha –ria o homem horrível que estava sentado no trono. E com voz de mando disse:
-Nesta casa eu mando. Eu sou o rei PECADO, e estes são os meu servos. E a cada ano que se passa eles aumentam nesta casa. Daqui ninguém nos manda embora! NINGUÉM!
E fazendo uma pausa silenciosa disse…
-Bom, na verdade existe alguém que pode nos expulsar, mas você nunca saberá, nunca… hahahahaha.
Gladis começou a chorar desconsolada.
O ancião a tomou da mão e lhe disse:
-Venha comigo, quero lhe ensinar algo. Eu vou te falar da pessoa que não quiseram te falar.

Figura 11

Saindo da casa logo chegaram a um monte e ali havia um homem pendurado numa cruz.
-Ohh porque esse homem tem que sofrer e morrer assim?
O Homem da cruz levantando a sua cabeça disse:
-É por você, Gladis.

Figura 12

- Mas porque você derrama o seu sangue dessa maneira?
O homem respondeu:
-Para poder lavar os teus pecados, é a única maneira de tirar os pecados do coração.

Figura 13

Enquanto Gladis pensava no que ouvia, se achou novamente no seu quarto, e ali também estava aquele homem maravilhoso que havia estado na cruz. Mas agora estava vivo! E estendia os seus braços em amor, e dizia:
-Filha, deixa que entre na sua vida, estou batendo na porta do seu coração, permita que eu seja o dono do seu coração.
Gladis não entendia direito o que isso queria dizer. Ela lembrou da pergunta que sempre a sua avô fazia. Quem é o dono do teu coração?

Figura 14

Então o velinho explica:
Filinha, sabe aquela casa que fomos visitar? É o teu próprio coração, ele está cheio de coisas feias. Preguiça, vaidade, brigas, mentiras, roubos, está cheio de pecados.
Mas Jesus, o filho de Deus pagou na cruz o castigo por cada coisa má e feia que você fez. Ele deu a sua vida por você, morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou. E agora está esperando que você abra a porta da sua vida, para que todos aqueles pecados sujos sejam expulsos do seu coração, e assim Jesus possa ser o novo dono, o senhor do seu coração!
Eu sou o ano velho, e já estou indo embora pra não voltar mais. Você nunca foi feliz neste ano, porque o seu coração estava cheio de trevas e pecados. Eu já estou indo… Tome a decisão logo filinha, que neste ano novo, Jesus possa ser O DONO DO SEU CORAÇÃO…

O ancião virou e começou a ir embora. Nessa hora fogos começaram a estourar, luzes e muita alegria se ouvia desde a janela.

Figura 15

Gladis acordou assustada! Tudo tinha sido um sonho, mas que verdadeiro que pareceu pra ela! Que alegria poder tomar uma decisão tão importante neste ano novo!

Figura 16

Então Gladis se ajoelhou do lado da cama e com muita reverencia orou:
- Senhor Jesus obrigada pelo sonho, ainda que eu não possa te enxergar sei que o Senhor está aqui. Eu me arrependo das coisas feias e dos pecados que cometi, me perdoa e limpa meu coração. Eu abro a porta do meu coração para que o Senhor entre, eu já não quero mais a mentir, nem a ser preguiçosa, nem vaidosa, nem quero brigar, eu não quero mais o pecado, só o Senhor pode tirar as coisas feias que tenho aqui dentro e desde hoje Senhor Jesus te convido para que sejas O DONO DO MEU CORAÇÃO, quero amar-te, obedecer-te e servir-te sempre!!!!

Figura 17

Gladis se levantou muito feliz, por primeira vez se sentia completamente alegre, leve, parecia como que tivessem tirado um grande peso das suas costas. Jesus tinha lavado o seu coração e tirado todos os seus pecados e se sentia livre. Ela pulava de alegria, abriu a porta do seu quarto e correndo gritava para todos: JESUS É O DONO DO MEU CORAÇÃO, JESUS É O DONO!!! ALELUIA!!!. Essa era a melhor noticia para toda a família, que agora abraçados e com os olhos cheios de lágrimas, agradeciam a Deus pelo abençoado ano novo!

Conclusão:

E você amiguinho, como está o seu coração neste momento? Você tem brigado, mentido ou pegado alguma coisa que não é sua? Você tem feito coisas que não agradam a Deus? Isso tem um nome, se chama pecado. Jesus pode tirar todas essas coisas más do seu coração e se tornar o dono da sua vida. Você quer abrir a porta do seu coração para que ele entre e seja o Senhor?
“Eu estou à porta e bato. (disse Jesus) Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.”  Apocalipse 3:20



COMO CONTAR HISTORIAS?


Como contar histórias
Passe segurança! Não se desculpe ao começar, nem em palavras nem com uma expressão corporal encurvada. Conte em suas próprias palavras. Deixe a imaginação funcionar - isto é o que cria mágica e não malabarismos da memória. Se der branco, continue. Não faça caretas, chingue nem desculpe-se. Continue descrevendo detalhes de cores, locais.. isto estimula a imaginação e ajuda a memória. Ou então faça uma pausa, olhando todos nos olhos, como para levantar suspense (não olhe para o chão). Improvise!

Mantenha as histórias até 10 minutos de extensão. Ensaie e cronometre.

A introdução é crucial. "Você vai ganhar ou perder nos 3 primeiros minutos dependendo de como você começa".Você tem que criar sua "audiência no grupo de crianças, cada uma com seus próprios pensamentos e focos de atenção, antes que você possa começar a contar uma história para elas. Deve haver, na introdução, o indício de que coisas excitantes irão acontecer, incitando a curiosidade, unindo as crianças em antecipação. Não dê tudo na introdução. Sempre mantenha um certo nível de mistério, antecipação e surpresa durante toda a história.

Nós adultos tendemos a subestimar a capacidade das crianças de imaginar e fantasiar, e assim, muitas vezes fazemos muitos esforços para esplicar ou justificar o "cenário" ou explicar tudo com detalhes. Na verdade o que atrai as crianças é a possibilidade de entender os aspectos implausíveis da história depois; o que é ótimo, você tem a atenção delas e elas ficarão pensando no que você disse.

Para contar histórias você precisa de um pouco de habilidade em vendas, sinceridade (não tente fingir alegria, tristeza, etc.. seja verdadeiro!), entusiasmo verdadeiro (não ser barulhento ou articificial), animação (em gestos, voz, expressão facial) e mais importante, ser você mesmo.

Nós queremos que a mensagem chege clara e bem definida. Nosso objetivo é comunicar as verdades da Bíblia de uma maneira pessoal e com uma aplicação clara. Seja qual for a maneira que você conte a história, tenha certeza de ser objetivo! Não assuma que as crianças vão entender. Torne a história o mais real possível. Barret diz para não "contar a história de uma maneira cansada ou mal resumida. Pule dentro da narrativa, com a mesma intensidade que os fatos... escolha UM ponto e conte-o como se fosse a notícia mais interessante do mundo".
Mantenha simples e direto

Uma vez terminada a história, não fique divagando e corrigindo. Deixe os pensamentos das crianças presos no ponto da história, na mensagem central dela.

Quanto mais você praticar, melhores ficarão as suas técnicas. Teste diferentes métodos, seja criativo. Você sempre aprende de suas próprias experiências. Não seja extremamente tímido ou preocupado "com o que os outros irão dizer se..." Não tenha medo de ser um palhaço ou fazer papel de bobo para Cristo e para as crianças. Humildade, amor e oração são elementos importantes para contar histórias, juntamente com criatividade e inovação. As crianças pegam muito mais do que a história de você; elas percebem o seu entusiasmo pessoal com a mensagem. Elas precisam ver que você foi tocado pela Palavra. Prepare o seu coração enquanto prepara a história.

Tenha certeza de colocar algum drama, suspense na história. Deve haver uma situação que dirija ao climax e ao final da história. O conflito pode ser introduzido imediatamente ou aos poucos para aumentar o suspense e a intriga. Tente levar os ouvintes a se preocupar junto com os personagens e se envolver com o que acontece.

O professor deve estudar a lição muito bem. Você precisa saber muita coisa para poder ensinar um poquinho.

Crianças aprendem com seus sentidos. Elas adoram sentir, cheirar, tocar, escutar e ver. Descreva personagens e locais vividamente, ajudando-os a solidarizar-se com os personagens.
Numa audiência mista, tente colocar a história ao nível do mais novo.
Características de uma boa história: Tema único e bem definido / Enredo bem desenvolvido / Estilo: imagens vívidas, sons e ritmo agradáveis / Caracterização / Coerente com a fonte / Apelo dramático / Apropriado / adequado aos ouvintes

Traduzido e adaptado de "Principles of Story Telling": http://www.seanet.com/~eldrbarry/mous/strytl/ © 1996 Barry McWilliams - (Permission is granted to reproduce this page for non-commercial usage)
Fonte: http://criancaevang.blogspot.com/2007_10_01_archive.html


HARRY POTTER


Harry Potter


Como é próprio dos espíritos de engano, este chegou de forma sutil e aparentemente inofensiva. Lembra a história do homem que encontrou um ovo na rua, levou-o para casa acreditando que fosse de um belo pássaro, colocou-o em incubadeira e quando o filhote nasceu, descobriu que era uma serpente venenosa. Mas, ao invés de meter-lhe uma paulada na cabeça, o cidadão viu até alguma beleza no bichinho e foi criando-o, a ponto de se acostumar com a peçonha. Acabou envolvido e dominado pela serpente e morreu vítima de seu veneno.
É o que tem acontecido com a bruxaria no mundo. Há trinta anos, uma simpática feiticeira loura apareceu nas emissoras de tevê mundiais. No seriado “A Feiticeira”, a loirinha não tinha verrugas e tampouco voava em vassouras. Era inteligente e bonita. Num leve movimento de ponta de nariz transformava mulheres rivais em rãs ou homens grosseiros em criados gentis. Quem iria atribuir o mal a alguém tão inofensivo?
Ao longo das últimas décadas, desenhos animados foram surgindo — produzidos na maioria nos estúdios americanos de Walt Disney. Gibis foram aparecendo e cruelas cruéis e magas patalógicas ganharam espaço. Reinos encantados saíram das pranchetas e espelhos mágicos sugeriam que a beleza era objeto de desejo, mesmo que para alcançá-la fosse necessário fazer uso da bruxaria e encantar belas adormecidas. A televisão transformou o planeta e principalmente as crianças em reféns da imagem e do som e o mundo voltou às fábulas.
Os educadores começaram a se preocupar. Como seria o mundo futuro se as crianças viviam como que hipnotizadas e passivas diante da Tevê? E, o que era pior, sem poder contar com a ajuda dos pais, da mesma forma escravizados.
A solução chegou também sutil e num repente. E foi literalmente um anjo caído do céu quem a apresentou: em livros. Não era isto que a humanidade queria? Tirar as crianças da TV e devolvê-las aos livros, o maior ícone cultural de toda a civilização?
As crianças precisavam voltar aos livros, não era essa a prioridade? Que voltassem a ler. Não importava que contivessem versos satânicos que as convidasse para entregar a alma ao Dragão, a antiga serpente, que é Satanás. Não importava que seu conteúdo ensinasse crianças a amaldiçoar a Deus e desejar o poder das trevas. Afinal, livro é cultura.
Cenário pronto, com a geração dos pais ainda como que hipnotizada pela piscadela da feiticeira Samantha do seriado em preto e branco, bastava encher as prateleiras das livrarias do cosmo.
Como se ainda estivesse em transe, a geração atual de pais não ofereceria qualquer resistência à entrada em suas casas de um completo manual de bruxaria, de acabamento de luxo e nome aparentemente inocente, com aventuras protagonizadas por um adolescente também aparentemente inocente e que usa óculos para grau forte: Harry Potter. Travestido de livro, a série é um curso completo de iniciação às profundezas de Satanás. E põe profundeza nisso.
Como disse alguém, o diabo é mau, não burro. Ele jamais chegaria exalando enxofre e de chifres à mostra — se é que os tem. O raciocínio do Demo é mesmo diabólico. Ele está mesmo endemoninhado. Quem, em sã consciência, iria impedir que crianças tenham acesso a uma fonte de saber fundamental como o livro? Afinal, esta série conseguiu fazer o que parecia impossível: tirar crianças da frente da TV, a babá eletrônica.
Os anjinhos passaram a adquirir o gosto pela leitura. Isto é maravilhoso. Estão lendo, é o que importa.
O que estão lendo não faz qualquer diferença... Assim como não faz diferença o que estão vendo ainda hoje em suas TVs particulares, nos quartos. Filhos de crentes trancados no quarto, ligados no canal que querem, e até a hora em que desejarem. Ora, pais, deixem de ser caretas..., dizem as más línguas.
Da teoria para a prática
Entre um filem e outro, os pimpolhos se entopem de assassinatos em série, estupros, crueldade e vingança... mas pelo menos não incomodam a mamãe na cozinha ou o papai, no trabalho. Agora, já não enchem o saco. Estão se enchendo do saber...
E como sabem. Sabem amaldiçoar, fazer um trabalho de bruxaria para matar alguém, renegar a Jesus, vingarem-se.
Para os educadores a novidade é saudada como maravilhosa. Dizem que esses livros de bruxaria levaram as crianças a deixar a passividade. Agora estão lendo.
Realmente as crianças deixaram a passividade. Antes, pela TV, os peraltinhas apenas viam outros matando, roubando, vingando-se e se prostituindo. Receberam lições inesquecíveis. Agora, com o manual de bruxaria, podem praticá-las.
Basta um pacto satânico. Jesus, aprenderam, era um fraco, morreu. Mas o Diabo sim, tem poder e passa esta força a qualquer interessado. Além disso estão agradando papai e mamãe, afinal nunca leram tanto em toda sua longa e experiente vida de 8 ou 12 anos...
Sucesso no Mundo todo
A série de livros de bruxaria escrita por Joanne Kathleen Rowling é sucesso no mundo todo e já é responsável pelo aumento no número de adeptos do satanismo. Nos últimos quatro anos, desde que o primeiro livro de Harry Potter surgiu nas livrarias americanas, o número de pessoas adeptadas ou simpatizantes do satanismo cresceu 14 mil por cento, só nos Estados Unidos.
Em 1995, os EUA tinham cerca de 100 mil adultos envolvidos com seitas e igrejas satânicas.
Hoje, estima-se que a igreja satânica tenha 14 milhões de seguidores entre crianças e jovens, nos EUA. No Brasil, a principal igreja satânica está sediada em Vitória, no Espírito Santo, cidade aliás campeã em homicídios no País. Para os satanistas, que não escondem a predileção por crianças e jovens virgens, de ambos os sexos, para iniciá-las em orgias e sacrifícios diabólicos, receber uma adesão infantil e inocente como essa é um presente do inferno.
A série Harry Potter já foi vendida em 42 países, traduzida para 35 idiomas e ultrapassou a marca de 100 milhões de exemplares vendidos. Na maioria dos países, os livros de Harry Potter estão em primeiro lugar de vendas.
O personagem foi criado por uma escritora britânica de 34 anos, Joanne Kathleen Rowling. A autora se descreve, quando criança, usando óculos, tímida e insegura, porém, bastante estudiosa. Na infância tinha um vizinho que gostava de brincar, chamado Potter. Eles costumavam brincar de ser bruxos. Joanne terminou seus estudos, casou-se, mas logo depois se divorciou. Quando sua mãe morreu, ela entrou em depressão. Foi nessa hora que começou a escrever a série Harry Potter. A autora, fazendo um apanhado de seus escritos, afirma: O tema que percorre os sete livros é a luta entre o bem e o mal.
As aventuras de Harry Potter têm tirado muitas crianças da televisão e dos vídeos-game e os feito ingressar na leitura das trevas. Ao trocaram seis por meia dúzia estão na realidade, trocando tudo por 666, número que, segundo a Bíblia é marca registrada de Satanás.
As escolas têm, até mesmo, incluído no seu currículo, a leitura dos livros da série como auxílio nas aulas de gramática. Entretanto, alguns pais, numa escola em Durham, perto de Toronto, Canadá, não queriam deixar que os livros de Rowling fossem lidos em sala de aula para seus filhos, pois alegavam que os livros traziam glorificação à feitiçaria. Depois de vários debates, o conselho da escola decidiu pela permissão da leitura.
No Brasil, muitos colégios estão adotando os livros. Três grandes colégios particulares de Campinas, SP, já o fizeram. E pretendem adotar a série didática que está no prelo e deve sair nos próximos meses no Brasil.
Professor de feitiços
Harry Potter é um garoto que, quando pequeno, enfrentou o mais poderoso bruxo, Lord Voldemort. Quando conseguiu vencê-lo, alguns poderes foram transferidos misteriosamente a ele. A partir daí, Potter vai para a escola de bruxos onde os personagens são: um professor de defesa contra artes das trevas, um professor de feitiços, um professor fantasma, um poltergeist, entre outros.
O material para os alunos da segunda série da escola de Harry Potter são: O Livro padrão de feitiços, 2ª série; Como dominar um espírito agourento, Como se divertir com vampiros, Férias com bruxas malvadas, (...) Excursões com vampiros, Passeios com lobisomens...´.
Impedidos por seus pais de freqüentarem cultos satânicos, alguns adolescentes têm criado suas próprias instituições. Para se tornar membro de um grupo desses é preciso amaldiçoar o nome de Deus. Segundo a igreja satânica, há entre crianças e jovens, 14 milhões de seguidores no mundo. Há pouco mais de 5 anos não havia mais que 100 mil adeptos, adultos na grande maioria.
Demônio de três cabeças
Harry é um feiticeiro de 13 anos de idade, que blasfema abertamente contra Deus e contra Jesus, promovendo a feitiçaria seguida de vingança contra qualquer um daqueles que o desaponte. O livro lhe da exemplos de como fazer rituais com palavras de magia e invocação de poderes demoníacos, e vem ate mesmo com a bibliografia completa das obras citadas. Mostra até como invocar ´CEREBUS´ demônio a quem chamam de cão de caça, de três cabeças, habitante do inferno...
Livros da série , todos escritos por J. K. Rowling: Harry Potter e a Pedra Filosofal; Harry Potter e a Câmara Secreta; Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban!; Harry Potter e o Cálice de Fogo;

Luiz Cláudio Montanini

LIDER DE CRIANÇA E JUNIORES

Orientações Gerais para o Líder de Crianças e Juniores

1. Criança: Um ser inteligente.
2. Observe e atenda as necessidades básicas da criança:
Físicas - Desenvolver seu físico e seus sentidos natos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Espirituais - Alimentar através da Palavra, Oração e prática da vida cristã. Intelectuais. Sociais. Emocionais.
3. Use de várias recursos didáticos para desenvolver e atender as necessidades das crianças: Criatividade, disposição.
4. Características das crianças: Agitadas e irregulares Curiosas Imaginativas Afetivas Sugestionáveis e crédulas Vivem no presente em desenvolvimento Instáveis Receptivas Detalhistas Espontânea Egocêntricas.
5. Seis necessidades gerais, segundo Robert Joseph Chour Jr. Uma criança precisa de AMOR Uma criança precisa SENTIR-SE SEGURA Uma criança precisa SENTIR-SE ACEITA Uma criança precisa de DISCIPLINA Uma criança precisa de INDEPENDÊNCIA Uma criança precisa de RECONHECIMENTO DO SEU VALOR
6. Crianças aprendem de maneiras diferentes: Criança visual - ver e escrever Criança auditiva - ouvir e falar Criança tátil - tocar e manipular Criança sinestésica - movimento e participação
7. Sugestões - Dependa completamente do Senhor: Prepare-se bem Lembre-se do contato visual Use e abuse de expressões faciais Uso da voz Faça gestos Coloque-se no lugar do personagem Seja bastante criativo e ousado Motive as crianças Observe a linguagem Utilize várias versões Bíblicas.
8. Utilize e pesquise em outras traduções Bíblicas:
RA - "Comê-lo-eis em todo lugar, vós e a vossa casa, porque é vossa recompensa pelo vosso serviço na tenda da congregação". NVI - "Vocês e as suas famílias poderão comer em qualquer lugar o que sobrar, pois é o pagamento que vocês recebem". NTLH - "Vocês e suas famílias poderão comer dessa porção em qualquer lugar, pois é o salário pelo trabalho de vocês na tenta do encontro".
9. Merecem toda a atenção: 58% da população têm menos de 15 anos 3,5 bilhões da população mundial são formados por crianças
10. O que tem influenciado as crianças: TV Internet Celulares Vídeo games Colegas Vida urbana ou rural Mídia Professores Pais, avós e parentes Revistas e revistinhas Livros Times de futebol e torcidas organizadas Gangs Ídolos
11. Medite:Rm 12.7 - "Se ministério, dediquemo-nos ao ministério, ou o que ensina esmere-se no fazê-lo".Ec 9.10 - "Tudo quanto te vier para fazer, faze-o conforme as tuas forças",Cl 3.23 - "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e mão para homens".

ESTRAIDO DO SITE:http://www.centroevangelisticoebg.org/pub/pagina/estudo/pop_orientacoeslider.htm

Fonte: http://criancaevang.blogspot.com/2007/10/lider-de-craina-e-juniores.html


A VERDADE SOBRE A PÁSCOA




O que é páscoa?

Que legal quando chega a Semana Santa! Feriado na escola, reunião com a família e amigos, ovos de páscoa... Mas qual será o verdadeiro sentido da Páscoa? No nosso Especial você vai descobrir muitas coisas interessantes sobre a Páscoa.

O verdadeiro sentido da páscoa

Muitos cristãos não sabem qual é o verdadeiro sentido da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos muitos ovos de chocolate. Os costumes e as tradições que são ensinados de geração em geração nos impedem, muitas vezes, de conhecer o verdadeiro sentido da Páscoa. As propagandas na televisão, os cartazes, as brincadeiras de procurar ovinhos de chocolate que o coelhinho escondeu, tudo isso nos faz esquecer o verdadeiro sentido da Páscoa.

Como tudo começou?

Para a gente entender melhor como começou a Páscoa, precisamos voltar um tempo na história – precisamente 1.500 anos antes de Jesus Cristo nascer. Nesta época os judeus eram escravos no Egito. Lá eles trabalhavam duro, e foram maltratados por 430 anos. Deus, então, enviou Moisés para livrar o seu povo da escravidão, para que pudessem conhecê-lo e adorá-lo. Mas Faraó, o Rei do Egito, não queria libertar o povo de Deus. O Senhor, então enviou, dez sinais do seu poder para  que Faraó libertasse o seu povo:
1 Fez o rio Nilo se transformar em sangue. Todos os peixes morreram e o cheiro ficou terrível. Eca!
2 Rãs invadiram as casas dos egípcios. (Que nojo)
3 Os egípcios e os animais ficaram cobertos de piolhos. (Coceira sem fim)
4 Deus mandou milhões de moscas para todo o Egito. (Credo!)
5 Os animais morreram.
6 Feridas cheias de pus cobriam a pele dos homens e dos animais. (Argh!)
7 Uma forte chuva de pedras acabou com tudo que estava no campo, incluindo as pessoas e os animais.
8 Uma nuvem de gafanhotos comeu todas as plantas e frutos que sobraram depois da chuva de pedras.
9 Durante três dias houve uma grande escuridão, e somente os egípcios ficaram no escuro.

Mas mesmo assim, o coração de Faraó ficou tão duro que não deixava o povo ir. Então Deus disse que mandaria o último sinal:
10 Deus mandou que cada família do povo de Israel matasse um cordeiro macho, sem defeitos, e passasse o sangue desse cordeiro nos umbrais da porta de sua casa, quando Deus visse o sangue, ninguém morreria ali, mas nas portas dos egípcios não havia o sangue. Então o anjo da morte levaria o primogênito (filho mais velho) de cada família egípcia, desde o filho do Faraó até o filho do servo mais humilde, e também todo primogênito dos animais (Ex 12.7).

Depois deste sinal, o povo de Israel foi liberto da escravidão. Por causa desse grande livramento a Páscoa passou a ser comemorada como a noite que Deus poupou Israel, salvando suas crianças e libertando a todos. (Essa história toda está em Êxodo a partir do capítulo 7 ao 12)

Por que comemoramos a páscoa hoje?

A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal!

Jesus veio aqui na Terra e nos ensinou a amar, a viver, a pensar, a servir... Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Mas para que tivéssemos direito a esta herança, Jesus teve que morrer. Ele foi humilhado, maltratado e morreu como um cordeiro. Depois ele ressuscitou no terceiro dia, e hoje ele vive! Deus enviou seu filho unigênito (único), sem defeitos. Jesus é como aquele cordeiro da Páscoa dos hebreus. Todos os que aceitam seu sacrifício são libertos da escravidão do pecado e da morte, assim como os Hebreus foram libertos pelo sangue dos cordeiros passado nas portas.


Jesus e o cordeiro da páscoa.

Vamos ver agora comparações que mostram que o que Jesus fez por todos nós foi como o que Deus fez para os judeus através daquele cordeiro morto na Páscoa:

1. Deus pediu para os homens que separassem um cordeiro para ser sacrificado, ou seja, morto. Da mesma forma, Jesus é o cordeiro de Deus (João 1.29). Ele é a nossa Páscoa (1 Coríntios 5.7).

2. Em Êxodo 12.5 diz que o cordeiro tinha que ser sem defeito, lembra-se? Pois é, Jesus cumpriu esta exigência (1 Pedro 1.18 e 19)

3. O cordeiro da Páscoa tinha que ser escolhido e separado dos outros cordeiros quatro dias antes da Páscoa (Êxodo 12.3-6). Jesus Cristo chegou em Jerusalém quatro dias antes da comemoração da Páscoa e morreu no mesmo dia do sacrifico do cordeiro (Referencia).

4. O cordeiro precisava ser imolado por toda a população (Êx 12.6). Jesus Cristo também foi sacrificado pelos líderes civis e religiosos de Israel e de Roma, e pela vontade de todo o povo que estava reunido lá (Referencia).

5. Nenhum osso do cordeiro poderia ser quebrado (Êxodo 12.46). Em João 19.33 e 36 fala que quando Jesus já estava morto na cruz ninguém quebrou nenhum osso dele, pois era costume quebrar os ossos de quem havia morrido na cruz.

6. Em Hebraico, Páscoa quer dizer passagem. Para o povo de Israel foi a passagem da escravidão para a liberdade; para nós, Páscoa é a celebração que marca a passagem da morte para a vida.

7. Jesus se ofereceu para ser sacrificado. Ele não foi tomado de surpresa. Ele escolheu morrer por nós.

Quando João Batista – um profeta de Deus – viu Jesus pela primeira vez, disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo!

Então, como ficam os ovos de chocolate e os coelhinhos nesta história?

Os ovos de páscoa

Bem, há muito tempo o ovo era considerado símbolo de vida. Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. Uma bela obra de arte!

Os primeiros cristãos a usar os ovos coloridos foram os Mesopotâmios, para comemorar a alegria da ressurreição. Para as antigas civilizações Maia e Asteca, o chocolate era considerado sagrado. Ele tinha tanto valor, que os Astecas usavam o chocolate como moeda. Antigamente, o chocolate era servido apenas como bebida. As pessoas se sentiam muito bem com ela, porque as deixava com mais força e energia. Era uma bebida sofisticada servida apenas para os governantes e os soldados. Os bombons e os ovos de Páscoa foram criados no século XX.

Os coelhinhos

Existem algumas lendas que explicam como o coelho passou a ser símbolo da páscoa, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes.


Os símbolos da páscoa para os cristãos

O cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor da humanidade.

O pão e o vinho, simbolizando o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.

Ervas amargas, representam a escravidão. Serviam para lembrar o povo judeu como era ruim a escravidão no Egito, e hoje nos lembram como é ruim a nossa vida como escravos do pecado. Algumas ervas amargas: o almeirão, rúcula, alface romana, hortelã, chicória e agrião.


Atividades:
- Encontre o caminho.
- Quebra-cabeça.

Conclusão

Então podemos entender porque tanto engano, e tantas coisas para distrair as pessoas do verdadeiro sentido da Páscoa. É porque satanás, o inimigo de Deus, não quer que as pessoas saibam sobre Jesus para serem salvas! Por isso, juntos, nós temos que contar a verdade sobre a Páscoa para as outras pessoas, para que elas possam conhecer Jesus Cristo, o cordeiro de Deus.

Vamos comemorar a Páscoa juntos?

É muito divertido e emocionante comemorar a páscoa como os Judeus! Chame a mamãe ou o papai para ler e fazer como sugerimos:

1. No dia da Páscoa, faça algum tipo de carne assada. Já que a carne de cordeiro é um pouco cara, faça de boi mesmo!

2. Providencie pães sírios para substituir os pães asmos (sem fermento). Os pães sírios são encontrados em alguns supermercados ou padarias e em casas especializadas em produtos árabes.

3. Arranje ervas amargas. Faça uma salada de almeirão, por exemplo.

4. Para beber, faça suco de uva.

E o último ingrediente (e o mais importante): toda a família deve estar reunida! Chame os irmãozinhos, papai, mamãe e comam todos juntos como Deus pediu ao povo judeu. Enquanto estiverem comendo lembrem-se do que representa cada prato:
- A carne assada: A importância de obedecer a tudo o que Deus nos pede
- Pão asmo: o nosso Senhor Jesus, que morreu por nós sem nenhum pecado.
- O suco (ou o vinho): representa o sangue que Jesus derramou na cruz para nos salvar da morte.
- As ervas amargas: nos fazem lembrar como é ruim nossa vida sem Jesus.

Antes de começar a ceia, lembrem destes símbolos e façam uma oração agradecendo pelo sacrifício de Jesus por nós! E boa Páscoa!


A NOSSA FESTA DA PÁSCOA ESTÁ PRONTA, AGORA QUE CRISTO, O NOSSO CORDEIRO DA PÁSCOA, JÁ FOI SACRIFICADO. (1Co 5.7)
site : crianças diante do trono

Fonte:http://www.escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=145&t=4830




EVANGELIZAR CRIANÇAS? POR QUE?

Muitas vezes nos perguntamos porque evangelizar una criança? Existem tantos jovens e adultos que sim, entendem a mensagem de salvação. Pensamos erroneamente que uma criança não pode entender o plano de salvação ou que jamais podem responder positivamente ao apelo porque simplesmente são "muito pequeninas". À vocês professores, pais e irmãos em Cristo, que o próprio Deus através do Espirito Santo, autor da Palavra, possa confirmar a Verdade em seus corações.

BASES BÍBLICAS PARA O EVANGELISMO INFANTIL

I - ORDEM DIVINA - Mateus 28:19-20 / Marcos 16:15 - GRANDE COMISSÃO

Ensinar as doutrinas fundamentais às crianças.

As crianças no VT deveriam conhecer o significado da Páscoa (Éxodo 12:26,27).

O Rei Josias conhecia os caminhos de Deus (2 Reis 22:1,2 - Prov'érbios 6:20).

Ouvir as palavras do livro do concerto. Desde o menor até o maior (2 Reis 23:2).

As crianças estavam na presença do Senhor (2 Crônicas 20:13).

No culto de arrependimento (Esdras 10:1).

Instruir na doutrina... (Efésios 6:4).

Mostrar a geração futura os louvores do Senhor (Salmos 78:1-8).

Os pequeninos devem ir a Jesus (Marcos 10:14 - Lucas 18:15 -17).

Instruir no caminho que devem andar (Provérbios 22:6).

Dever de apascentar os cordeirinhos (João 21:15 - Isaías 40:11).

II - PODEM SER SALVAS

"Pequeninos que creêm em mim" (Mateus 18:3; 18:6; 18:14 - Marcos 9:36-37 - Lucas 18:15 -17).

III - PODEM SE PERDER

Todos nasceram no pecado, possuem natureza pecaminosa (Salmos 58:3 / 51:5 - Romanos 5:12).

Está em perigo. A alma que pecar, esta morrerá (Mateus 18:3 - Ezequiel 18:4).

IV - PERFEITO LOUVOR

Deus deve ser louvado. Jesus recebeu o "perfeito louvor" (Salmos 8 - Mateus 21:16).

V - PORQUE A METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL É CRIANÇA.

VI - PORQUE A MAIOR RELIGIÃO MUNDIAL JÁ DESCUBRIU ESTE CAMPO BRANCO.
VII - PORQUE PODEMOS VISUALIZAR UNA GERAÇÃO SALVA NO FUTURO.

Para obter maiores informações consulte o livro: Apascenta os meus cordeiros: Orientação, Métodos e Sugestões para o Professor-evangelista de crianças. (APEC).





ONDE SE DEVE EVANGELIZAR UMA CRIANÇA? 
NO LAR - É o primeiro lugar onde uma criança deve escutar a Palavra de Deus (Efésios 6:4), os pais cristãos deveriam fazer o possível para conduzir seus filhos ao Salvador. O culto doméstico é uma ótima portunidade para levá-los a Cristo, além de visar o crescimento espiritual de toda família. Saiba como falar de salvação a seus filhos. 

NA IGREJA - Os programos realizador nas igrejas (como por exemplo a Escola Dominical, cultos públicos ou específico para crianças), são portas abertas para anunciar Jesus aos pequeninos. Marcos 10:14 

EM CLASSES NO LAR CRISTÃO - É a grande oportunidade de alcançar, não só as crianças, mas jovens e adultos que muitas vezes não frequentariam uma igreja evangélica. Sua casa poderia ser um seleiro de almas para Jesus. 

AO AR LIVRE - Onde houver crianças: na rua, no parque, no Zoo, nas praças, no ônibus, na praia, podemos através de uma mensagem simples e curta conduzi-las a Cristo. Marcos 16:15. 

NAS ESCOLAS - No Brasil, a lei permite o Ensino Religioso nas Escolas Públicas, sendo que cada estado tem seus próprios regulamentos, algumas das quais já contam com professores cristãos e aulas bíblicas semanais, o que infelizmente não é realidade em outros países. 

EM OUTROS LUGARES - Nas creches, orfanatos, hospitais, acampamentos, ... sempre há lugar para uma Escola Bíblica de Férias , Encontros, Campanhas Evangelísticas, etc. 



Fonte: http://www.escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=4&t=2281
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ANUCIANDO A SALVAÇÃO Headline Animator

TOP 5 - POSTAGENS MAIS VISTAS DA SEMANA