SIGAM ESTE BLOG PELO SEU TWITTER, GMAIL OU YAHOO!

sábado, 9 de abril de 2011

JUNIORES LIÇÃO 2 - Um Deus ou vários deuses?


Cartão para entregar as crianças



Cartão para as crianças entregarem aos amigos não evangélicos



Cartaz com o versículo-chave para a aula




CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“Os juízes foram os governadores de Israel desde o tempo de Josué até o reinado de Saul (At 13.19,20). Eles não eram juízes no sentido moderno, mas lembravam os arcontes entre os antigos atenienses ou os ditadores entre os romanos. Os juízes dos tempos bíblicos eram comandantes militares com poderes administrativos absolutos, mas seu ofício não era hereditário. Eles também não eram selecionados a partir de alguma tribo em particular, nem mesmo ‘eleitos’ pelo voto popular. Em vez disso, eles eram escolhidos pelo próprio Deus de alguma maneira sobrenatural e governavam estritamente dentro de um arcabouço teocrático. O verdadeiro rei de Israel era Yahweh. Os juízes eram meramente seus representantes na terra. Eles não tinham poder para legislar ou alterar as leis existentes. Sua única tarefa era cumpri-las. O ofício não foi contínuo porque houve intervalos nos quais nenhum juiz governou naqueles momentos. Os juízes eram pessoas extraordinárias que Deus levantava em tempos de emergência nacional como instrumentos em suas mãos para libertar Israel da tirania e da opressão. Temos como exemplo Otniel, Eúde, Sangar, Débora (e Baraque), Gideão, Tola, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom, e Sansão (Eli e Samuel também foram contados entre os juízes, mas nenhum dos dois é mencionado neste livro [juízes]). Temos conhecimento do nome de 14 juízes, mas, provavelmente, existiram outros anônimos como, por exemplo, o líder que libertou o povo dos maonitas (10.12).” (Comentário Bíblico Beacon. CPAD. p.91)



Fonte:www.cpad.com.br


Primeira apostasia(Jz.3.7-11)
-"Os israelitas estabeleceram-se entre as nações sírias.
Pareciam muito inclinados a viver em paz com elas e a ceder bastante por amor à paz(5-8).
Casaram-se com eles para tornar sua posição mais segura.Negociavam com os amorreus,heteus e ferezeus.
Eles definiram questões de limite para evitar atritos.Depois adotaram a religião dos vizinhos(7),e,a seguir.os seus maus costumes.Mas logo os mesopotamios começaram a oprimi-los(8).
Os israelitas compreenderam que tinham um Deus do qual se afastaram.Israel era um povo pródigo.Havia deixadoo Deus cuja presença antes lhes havia assegurado a vitória.Durante 8anos foram oprimidos por essas nações do norte.Cada ano q passava as condições deles pioravam.
Foi do extremo sul q Deus mandou socorro em resposta ao seu angustiante clamor(9).

O libertador foi Otoniel, sobrinho de Calebe.Sem dúvida ele já tivera frequentes escaramuças com os saqueadores árabes do deserto.
Veio sobre ele o espírito do Senhor,e ele julgou a Israel; saiu à peleja(10)>primeiro ele orou e depois saiu para a batalha. 
O primeiro cuidado de Otoniel foi remover a idolatria do povo de Israel, e ensinar a lei do Senhor e lembra-los de sua chamada com nação.
Não demorou para q experimentassem êxito e vitória.
Otoniel o 1º dos juízes,foi um dos melhores.Ele levou Israel a um alto nível de reverência para com Deus e seus planos.

Seguiram-se 40 anos de tranquilidade. Homem algum,que ñ tenha o temor de Deus e ñ ame a justiça mais q o próproi país,poderá prestar-lhe serviço real."

(EXTRAÍDO DO LIVRO "Estudo Panoramico da Biblia") por Nicinha29.



Fonte: http://www.escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=109&t=4104



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ANUCIANDO A SALVAÇÃO Headline Animator

TOP 5 - POSTAGENS MAIS VISTAS DA SEMANA