SIGAM ESTE BLOG PELO SEU TWITTER, GMAIL OU YAHOO!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

SUBSÍDIOS LIÇÃO 3 - PRIMÁRIOS


Texto bíblico: Êxodo 1.22; 2.1-10


CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“1. O Nascimento, Proteção e Disciplina de Moisés (2.1-25)
Da perspectiva humana, o opressor egípcio fizera um édito que implicava na extinção de Israel. Se todos os meninos fossem afogados no rio, como uma nação sobreviveria? Com a supervisão de todo o povo para cumprir este desígnio mau, não havia jeito humano de resistência. Parecia que o fim chegara.

a)    A providência secreta de Deus (2.1-10). Deus tinha um homem e uma mulher da casa de Levi (1) em quem poderia confiar um segredo. Moisés não era o primeiro filho do casal, pois a irmã Miriã tinha idade o suficiente para cuidar do irmão (4; Nm 26.59). Além disso, o irmão de Moisés, Arão, era três anos mais velho que ele (6.20; Nm 26.59). Parece que édito do rei entrou em vigor depois do nascimento de Arão, sendo Moisés o primeiro filho deste casal cuja vida estava em perigo por causa da proclamação do rei.

A fé dos pais (Hb 11.23) é claramente ilustrada quando a mãe viu que ele era formoso e escondeu-o três meses (2). Depois, ela o colocou em uma arca e a pôs nos juncos à borda do rio (3). A fé sempre resulta em ação, mesmo quando a ação é arriscada. Vivendo pela fé, a mãe também mostrou inteligência. Ela colocou o bebê num lugar do rio onde a princesa do Egito normalmente freqüentava. Também dispôs que a filha ficasse em um ponto estratégico para fazer a pergunta certa no momento certo (4,7). Para saber (4) ou observar. Também foi ato de fé a mulher hebréia entregar o filho nas mãos da princesa egípcia. Esta mãe, como ocorreu mais tarde com Ana e Maria, estava convencida de que seu filho era escolhido de Deus e estava disposta a entregá-lo à providência divina.” (Comentário Bíblico Beacon. CPAD. p.143-144)

ATIVIDADES

Para a aula do próximo domingo, sugerimos uma atividade para fixação da história bíblica.
Encha uma sacola com objetos relacionados à história de hoje. Para isso, você pode separar durante a semana um bebê de plástico, uma casa, um cesto, um desenho de um rio, uma planta, uma princesa, uma boneca representando a mãe de Moisés, um palácio. Vá retirando uma peça de cada vez da sacola, na sequência acima, e mostrando às crianças, a fim de que possam recontar a história.
Peça a um aluno, que tenha uma boa escrita, para reescrever a história enquanto seus colegas estão recontando-a. Para encerrar, solicite um voluntário para ler a história que o outro escreveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ANUCIANDO A SALVAÇÃO Headline Animator

TOP 5 - POSTAGENS MAIS VISTAS DA SEMANA